Além dos cursos de especialização ofertados, a Sapiens/Genus ofertas cursos de aperfeiçoamento nas áreas da educação e psicologia. Foram ofertados até o presente ano, cerca de 200 cursos e colaborou no aperfeiçoamento profissional de cerca de 11 mil profissionais.
O projeto pedagógico de cada curso oferecido pela Sapiens/Genus objetivam possibilitar aos seus estudantes formação profissional consistente, atualizada a mais recentes pesquisas e aprimoramento profissional ao mercado de trabalho.
A metodologia oferecida nos cursos atendem as especificidades dos conhecimentos que envolvem os cursos ofertados, bem como, a autonomia docentes e a caracterização dos estudantes. A postura metodológica tem como base principal a pedagogia ativa, que objetiva o desenvolvimento de competências e habilidades, que possibilite de desenvolvimento do pensamento, do autoconhecimento e autoeducação.
A relação entre ensino e pesquisa é também um desafio a Sapiens/Genus, no entanto ao longo de sua história, sempre se comprometeu com a promoção dos conhecimentos científico e tecnológico.
A Sapiens/Genus ao longo de sua história PROMOVER E INCENTIVAR A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS a professores e estudantes. Financia e publicação de artigos, livros e atualmente possui projetos de pesquisa em andamento, inclusive favorecendo a internacionalização. Além de manter um corpo docente altamente qualificado no campo da pesquisa.
As ações e projetos também devem priorizar o aperfeiçoamento dos conhecimentos teóricos e profissionais e a participação de sociedade por meio de parcerias entre o poder público, empresários, organizações sem fins lucrativos.
A Sapiens apoia a programas de atendimento a comunidade, o desenvolvimento de recursos tecnológicos a promoção eventos para divulgação de conhecimentos, bem como cursos de aperfeiçoamento e qualificação profissional.
A extensão vivenciado pelos estudantes além de contribuir para sua qualificação e desenvolvimento humano, é imprescindível ao desenvolvimento econômico, social, e ambiental.
A extensão permite aos estudantes que o processo de aprendizagem ocorra na vida e para a vida em meio às múltiplas condições sociais, humanas, culturais e econômicas e diante das determinações, limitações e facetas que a vida impõe.